Jovens do Agente Cidadão ganham experiência no programa

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) recebeu nesta segunda-feira (14) os jovens que passaram pela segunda edição do Programa Agente Cidadão. O encontro, no auditório da Fundhas, teve também a presença de parentes dos jovens, representantes do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e servidores da Prefeitura de São José dos Campos.

Experiência

A alegria de terem trabalhado em órgãos da administração municipal estava estampada em cada rosto. Manuela dos Santos, de 16 anos, trabalhou na área de transportes do Paço Municipal. “Foi uma experiência muito legal, foi meu primeiro serviço. Consegui aprender muito sobre o trabalho, como se portar. Vai ser importante para o meu futuro”, contou.

A mãe dela, Márcia de Oliveira, comemorou também. “Foi muito importante para eles, porque é muito difícil um primeiro emprego por falta de experiência. Então é uma oportunidade que o curso dá para eles terem um direcionamento”.

Manuela e a mãe, Márcia, aprovaram o Programa Agente Cidadão – Foto: Divulgação

Guilherme Macedo, de 18 anos, passou pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Uma experiência que vai levar para sempre. “Aprendi bastante lá. Eu ajudei nos setores administrativos do Programa Qualifica e ganhei bastante experiência.”

Saldo positivo

Essa edição do Agente Cidadão terminou com 60 jovens. Desses, 18 estão empregados, três estão fazendo estágios, outros três passaram na faculdade e dois foram para o programa Jovem Aprendiz. Para o próximo Programa Agente Cidadão serão abertas 300 vagas.

Capacitação

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão é mais um um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

O objetivo do programa é auxiliar na inserção de adolescentes e jovens de 16 a 19 anos em atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal.

A duração de cada turma é de seis meses. Entre as possibilidades para o desenvolvimento profissional, estão previstas atividades durante quatro dias da semana por quatro horas.

Uma vez por semana, haverá qualificação profissional do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) na modalidade ensino a distância, com carga horária de 160 horas.
Para todo o apoio necessário, o programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.