CAGED SETEMBRO/2021

No mês de Setembro/2021, o saldo do Caged (contratações-demissões) foi de 1.055, terceiro maior saldo da série histórica do Novo Caged, iniciada em janeiro/2020, e o oitavo mês consecutivo de saldo positivo. No ano, tem-se variação positiva de 6.963 vagas. No mês de setembro, apenas o setor de Agropecuária apresentou variação negativa. Abaixo, detalhamos as atividades que mais contribuíram para a variação no nível de emprego dentro dos setores.

Gráfico 1: Saldo de Empregos - Caged SJC - Set/21

Fonte: CAGED, 2021.

No Comércio nota-se saldo positivo de 227 vagas. Continuando assim a sequência de meses com contratações positivas, que vêm desde maio, acumulando um total de 1.953 novas vagas nesse período. A expectativa para os meses finais de 2021 é de continuo aumento das contratações no setor. Em setembro, as atividades comerciais que mais criaram vagas foram: Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios (+172), Varejista de Móveis (+94), Padaria e Confeitaria com predominância de revenda (+92), Varejista de Mercadorias em Geral – Supermercados (+89) e Atacadista de Instrumentos e Materiais para uso Médico, Cirúrgico, Hospitalar e de Laboratórios (+80). Por outro lado, as atividades que registraram saldo negativo na geração de empregos são: Varejista de Combustíveis para Veículos (-19), Atacadista de Cerveja, Chope e Refrigerante (-7) e Atacadista de Produtos de Higiene, Limpeza e Conservação Domiciliar (-6).
Para o setor de Serviços foram registradas 452 novas vagas. No acumulado do ano o total de novos empregos é de 3.516, representando um crescimento de 3,81% no estoque de trabalhadores do setor. Dentre as atividades ligadas aos Serviços que mais cresceram no mês de Setembro estão: Transporte Rodoviário de Cargas (+84), Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (+81), Lanchonetes, Casas de Chá e de Sucos (+61), Serviços de Engenharia (+59) e Restaurantes (+52). Por outro lado, os seguintes setores tiveram o estoque de trabalhadores reduzidos: Atividades de Teleatendimento (-179), Limpeza em Prédios e em Domicílios (-54), Atividades de Atendimento Hospitalar (-53) e Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador Não-Customizáveis (-35).
Na Indústria, no mês de setembro, foram abertos 233 novos postos de trabalho. Dando continuidade ao ritmo de contratações dos últimos meses. No ano foram abertas 1.280 vagas, sendo 698 delas abertas no segundo semestre de 2021. As atividades industriais que mais contribuíram para a variação positiva no mês foram: Fabricação de Turbinas, Motores e Outros Componentes para Aeronaves (+39), Fabricação de Aeronaves (+32), Fabricação de Equipamentos Transmissores de Comunicação (+24), Serviços de Usinagem, Tornearia e Solda (+23) e Serviços de Acabamentos Gráficos (+16). Já as atividades de Fabricação de Outras Pelas e Acessórios para Veículos (-24), Manutenção e Reparação de Tanques, Reservatórios Metálicos e Caldeiras (-17), Gestão de Redes de Esgoto (-10) e Fabricação de Cosméticos (-8) apresentam saldo negativo de contratações no mês.
Na Construção foram criadas 145 vagas em setembro. No acumulado do ano, foram criadas 786 vagas, em termos relativos o setor, segue sendo o que apresentou o maior crescimento no estoque de trabalho em 2021, crescendo, cerca de, 9,3%. As atividades de Construção que mais cresceram em agosto foram: Instalação e Manutenção Elétrica (+39), Obras de Terraplanagem (+35), Obras de Alvenaria (+35) e Incorporação de Empreendimentos Imobiliários (+11). Por outro lado, as maiores quedas do setor foram registradas nas atividades de Serviços de Pintura de Edifícios em geral (-18) e Tratamentos Térmicos, Acústicos ou de Vibração (-10).

Gráfico 2: Saldo de Contratações - Escolaridade - Caged SJC - Set/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 3: Saldo de Contratações - Faixa Etária - Caged SJC - Set/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 4: Saldo de Contratações - Sexo - Caged SJC - Set/21

Fonte: CAGED, 2021

Comércio

No Comércio, como é de se esperar, houve um alto volume na contratação de trabalhadores com ensino médio completo ou superior incompleto. Além disso, nota-se que as contratações foram concentradas em trabalhadores de até 24 anos, que representaram cerca de 85% das novas vagas. E diferentemente dos meses anteriores no qual houve um equilíbrio na contratação de trabalhadores entre os sexos, percebe-se um percentual maior de contratações de mulheres no mês de setembro.
As ocupações que apresentaram maiores aumentos no número de postos de trabalho no Comércio são: Vendedor de Comércio Varejista (+161), Vendedor de Comércio Atacadista (+16), Armazenista (+15) e Porteiro de Edifícios (+11). Já as ocupações de Assistente de Vendas (-27), Gerente de Loja e Supermercado (-11), Montador de Móveis e Artefatos de Madeira (-9) e Servente de Obras (-8) apresentaram queda no número de vagas.

Gráfico 5: Comércio - Caged SJC - Set/21

Construção

Na Construção, nota-se que apenas o extrato de trabalhadores com nível médio teve crescimento significativo no período. Com relação a idade, assim como no mês anterior, observa-se que as novas contratações foram bem distribuídas entre as faixas etárias, apenas a mais jovem, até 17 anos, e a mais velha, acima de 65, não apresentaram variações significativas no mês. Para o sexo dos trabalhadores, nota-se queda no estoque de trabalhadores do sexo feminino.
Dentre as ocupações que apresentaram as maiores variações estão: Servente de Obras (+71), Pedreiro (+15), Motorista de Caminhão (+12), Eletricista de Instalações (+11) e Trabalhador de Manutenção de Edificações (+11). As maiores variações negativas foram registradas para: Gesseiro (-8), Armador de Estrutura de Concreto Armado (-8), Assistente Administrativo (-7) e Ladrilheiro (-6).

Gráfico 6: Construção - Caged SJC - Set/21

Indústria

Na Indústria, a maioria das contratações do mês de setembro foram de trabalhadores com nível médio. Diferentemente do observado mês passado, no qual houve uma alta nas contratações de trabalhadores de nível superior completo, para este mês não nota-se grande variação, fato observado também nos demais setores. Com relação a idade, apenas nas faixas etárias acima de 40 anos, se observa variação negativa no número de trabalhadores. Para o sexo dos trabalhadores, vê-se predomínio da contratação de trabalhadores do sexo masculino.

Entre as ocupações que mais empregaram no setor, destacam-se: Alimentador de Linha de Produção (+30), Operador de Produção (+23), Tecnólogo em Produção Industrial (+22) e Eletricista de Instalações (+16). Já Operador de Máquinas Operatrizes (-22), Soldador (-8), Gerente de Produção e Operações (-6) e Assistente de Vendas (-5), apresentaram as maiores variações negativas na Indústria.

Gráfico 7: Indústria - Caged SJC - Set/21

Serviços

No setor de Serviços, a exemplo dos meses anteriores, quase a totalidade dos novos trabalhadores possuem nível médio, porém neste mês não observa-se contingente contratado com ensino superior completo. Com relação a idade, apenas a faixa mais velha, com mais de 65 anos apresentou variação negativa, as demais apresentaram saldo positivo de contratações, concentrada nas faixas mais jovens. Por fim, diferentemente dos meses anteriores, em que há maior contratação de trabalhadores do sexo feminino, em setembro, teve predomínio de contratação de trabalhadores do sexo masculino.

Sobre as ocupações, houve crescimento no saldo de vagas para: Auxiliar de Logística (+74), Assistente Administrativo (+49), Auxiliar nos Serviços de Alimentação (+47) e Auxiliar de Escritório (+45). Por outro lado, observou-se queda no saldo de vagas de: Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo (-170), Alimentador de Linha de Produção (-123), Armazenista (-32) e Fisioterapeuta Geral (-18).

Gráfico 8: Serviços - Caged SJC - Set/21