CAGED MAIO /2021
No mês de maio/2021, o saldo do Caged (contratações-demissões) foi de 924 vagas. Os setores que apresentaram variação positiva no estoque de empregados foram Comércio, Serviços e Indústria. Já Agropecuária e Construção Civil obtiveram queda no nível de emprego no mês. Abaixo, detalhamos as atividades que contribuíram para a variação no nível de emprego dentro dos setores.
Gráfico 1: Saldo de Empregos - Caged SJC - Mai/21
Após dois meses de queda no número de vagas de empregos, em maio o Comércio apresentou saldo positivo de 419 vagas. Destaca-se o número de vagas abertas em Hipermercados (+105), Comércio Varejista de Artigos de Vestuário (+41), Comércio Varejista de Calçados (+22), Comércio Varejista de Móveis (+29). Por outro lado, Comércio Varejista de Combustíveis (-10) e Comércio Atacadista de Mercadores em Geral (-9) apresentaram os piores resultados dentre os setores do Comércio.
O setor de Serviços segue apresentando resultado positivo na geração de empregos, em maio foram abertas 372 vagas. No acumulado do ano, o saldo chega a 1.983 vagas. Para o mês de maio, dentre as atividades ligadas ao setor de Serviços que mais geraram empregos estão: Atividades de Atendimento Hospitalar (+93), Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (+38), Promoção de Vendas (+35), Atividades de Assistência a Idosos (+34), Atividades de Vigilância e Segurança Privada (+34), Planos de Saúde (+32) e Lanchonetes (+32). Já as maiores variações negativas ocorreram nas atividades de Transporte Rodoviário de Cargas (-31), Condomínios Prediais (-31), Atividades de Teleatendimento (-26), Corretores e Agentes de Seguros, de Planos de Previdência Complementar e de Saúde (-25).
Na Indústria, semelhante ao que se observa no setor de Serviços, segue apresentado resultados positivos ao longo do ano, em maio foram abertas 185 vagas. No acumulado do ano, são 612 vagas abertas. São destaque na geração de vagas dentro do setor as atividades de: Fabricação de Aeronaves (+70), Manutenção e Reparação de Tanques, Reservatórios Metálicos e Caldeiras (+33) e Fabricação de Artigos de Serralheria (+24). Já as atividades de Fabricação de Vidro Plano (-11) e Fabricação de Sorvetes e Outros Gelados Comestíveis (-8) apresentaram as maiores variações negativas.
Na Construção Civil, foi registrado variação negativa de 51 vagas. Dentre as atividades do setor, as que mais contribuíram para a variação negativa, são: Construção de Edifícios (-76), Montagem e Desmontagem de Andaimes (-21) e Instalações Hidráulicas, Sanitárias e de Gás (-14). Por outro lado, Instalação e Manutenção Elétrica (+33), Serviços de Pintura de Edifícios em Geral (+27) e Obras de Montagem Industrial (+23) apresentaram valores positivos.
Características do Empregados e Ocupações
Gráfico 2: Saldo de Contratações - Escolaridade - Caged SJC - Mai/21
Fonte: CAGED, 2021
Gráfico 3: Saldo de Contratações - Faixa Etária - Caged SJC - Mai/21
Fonte: CAGED, 2021
Gráfico 4: Saldo de Contratações - Sexo - Caged SJC - Mai/21
Fonte: CAGED, 2021
• Comércio
No Comércio, com relação a escolaridade, nota-se que houve aumento no número de trabalhadores que possuem ao menos o ensino médio completo, enquanto que houve redução no número de trabalhadores que não haviam concluído o ensino médio. Para as faixas etárias no setor, percebe-se aumentos em todos os níveis, com destaque para a contratação de jovens, até 29 anos, que representaram mais de 70% das novas contratações. Já para o sexo, nota-se que, após dois meses de queda, houve aumento no número de trabalhadores do sexo feminino no setor, sendo responsável por 55% das contratações do Comércio.
Para as ocupações, nota que aumento no número de vagas no Comércio para: Vendedor de Comércio Varejista (+122), Operador de Caixa (+93), Repositor de Mercadorias (+49), Atendente de Lojas e Mercados (+42) e Auxiliar de Escritório (+20). Por outro lado, Frentista (-11), Vigia (-8), Pedreiro (-7), Motorista de Carro de Passeio (-6) e Gerente de Vendas (-6) foram as ocupações que apresentaram queda no número de vagas.
• Construção
Na Construção, pode-se perceber queda no número de trabalhadores em todos os níveis de escolaridade, com exceção dos trabalhadores de nível médio completo. Com relação as faixas etárias, nota-se comportamento semelhante ao da escolaridade, com queda em todos as faixas, exceto para os trabalhadores entre 18 e 24 anos. Já com relação ao sexo, vê-se redução das vagas do sexo masculino, representando quase a totalidade das vagas perdidas no setor.
Dentre as ocupações que apresentaram as maiores variações estão: Encanador (+15), Soldador (+12), Caldeireiro (+11) e Eletricista de Instalações (+10). Já dentre maiores reduções estão: Servente de Pedreiro (-48), Pedreiro (-19), Mecânico de Manutenção de Máquinas (-17) e Tratorista Agrícola (-12).
• Indústria
Na Indústria, nota-se aumento no número de trabalhadores em todos os níveis de escolaridade, com exceção da faixa de fundamental incompleto, além disso destaca-se o fato de que quase a totalidade das novas vagas foram para trabalhadores com ao menos ensino médio completo. Situação semelhante acontece com relação a faixa etária, apenas nas faixas etárias mais altas, acima de 50 anos, foram observadas redução no número de trabalhadores, enquanto que nas faixas etárias mais jovens, até 29 anos, representaram 149 novas vagas. Com relação ao sexo, nota-se aumento na contratação tanto de homens quanto de mulheres, porém a contratação do sexo masculino representou quase 75% das novas contratações.
Entre as ocupações que mais empregaram no setor, destacam-se, Ajustador Mecânico (+45), Alimentador de Linha de Produção (+43), Soldador (+30), Operador de Produção (+24) e Engenheiro Aeronáutico (+13). Já Montador de Máquinas (-11), Montador de Equipamentos Eletrônicos (-7) e Montador de Estruturas Metálicas (-6) apresentaram saldo de vagas negativo.
• Serviços
No setor de Serviços, observa-se situação semelhante a observada no mês anterior, com a maioria das contratações sendo de trabalhadores com ao menos nível médio completo, de jovens, até 29 anos, e do sexo feminino.
Sobre as ocupações, houve crescimento no saldo de vagas para Auxiliar de Escritório (+76), Operador de Telemarketing Receptivo (+38), Armazenista (+34), Alimentador de Linha de Produção (+27) e Técnico de Enfermagem (+26). Por outro lado, observou-se queda no saldo de vagas de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo (-30), Vendedor em Domicílio (-20), Operador de Time de Montagem (-15), Controlador de Pragas (-11) e Motorista de Ônibus Urbano (-11).