CAGED JULHO/2021

No mês de Julho/2021, o saldo do Caged (contratações-demissões) foi de 966. No ano, tem-se variação positiva de 4.332 vagas. Para o mês, apenas o setor de agropecuária apresentou variação negativa de uma vaga, em todos os outros setores houve criação de novos empregos. Abaixo, detalhamos as atividades que mais contribuíram para a variação no nível de emprego dentro dos setores.

Gráfico 1: Saldo de Empregos - Caged SJC - Mar/21

Fonte: CAGED, 2021.

No Comércio foram abertos 500 novos postos, mantendo o resultado positivo registrado nos meses anteriores. Considerando os últimos 3 meses, nota-se aumento de 1.308 vagas. Ao analisar o estoque de emprego no setor, nota-se que o número de trabalhadores empregados no Comércio em julho (39.902) é superior ao número observado em fevereiro/2020 (39.552), último mês antes do início da quarentena. Com o fim das restrições de horários de funcionamentos e ocupação dos ambientes, espera-se um movimento de aumento no efetivo dos estabelecimentos comerciais.

Em julho, as atividades comerciais que mais criaram vagas foram: Varejista de Artigos do Vestuário (+60), Padaria e Confeitaria com predominância de revenda (+32), Varejista Animais Vivos e de Artigos e Alimentação para Animais de Estimação (+31), Varejista de Móveis (+31), Varejista Especializado de Eletrodomésticos e Equipamentos de áudio e vídeo (+24), Atacadista de Máquinas e Equipamentos para uso industrial, partes e peças (+23), Atacadista de Mercadorias em Geral (+22) e Varejista de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e Higiene Pessoal (+22). Por outro lado, as atividades que mais perderam vagas foram: Varejista de Mercadorias em Geral – Hipermercados (-16) e Atacadista de Produtos Alimentícios em Geral (-12).

Para o setor de Serviços foram registradas 275 novas vagas. Em 2021, o setor é responsável por mais de metade dos novos postos criados na cidade. Dentre as atividades que mais contribuição para a variação positiva estão: Transporte Rodoviário de Carga (+136), Lanchonetes, Casas de Chá, de Sucos (+90), Locação de Mão de Obra Temporária (+87), Serviços de Assistência Social sem Alojamentos (+78), Restaurantes (+66), Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros (+49) e Atividades de Atendimento Hospitalar (+40). Já as atividades que apresentaram as maiores variações negativas do mês são: Atividades de Teleatendimento (-259), Serviços para Edifícios e Atividades Paisagísticas (-57), Atividades de Vigilância e Segurança Privada (-28),

Na Construção, após 3 meses de queda no número de vagas, observou-se em julho um aumento de 97 vagas. As atividades que mais contribuíram para a variação positiva no setor foram: Construção de Edifícios (+50), Obras de Montagem Industrial (+19), Administração de Obras (+15), Serviços de Pintura de Edifícios (+14) e Instalação e Manutenção Elétrica (+13). Já, as maiores variações negativas foram das atividades de: Instalações Hidráulicas, Sanitárias e de Gás (-21) e Obras de Alvenaria (-6).

A Indústria em julho apresentou resultado positivo de 95 vagas. As atividades em que foram observadas as maiores variações positivas são: Serviços de Acabamentos Gráficos (+25), Fabricação de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e de Higiene Pessoal (+20), Produtos de Artefatos Estampados de Metal (+18), Fabricação de Outros Produtos de Metal (+11). Por outro lado, Fabricação de Peças e Acessórios para sistema de freios de veículos automotores (-17), Fabricação de Materiais para Medicina e Odontologia (-16) e Fabricação de Artefatos de Material Plástico não especificados (-14) tiveram resultado negativo na criação de vagas.

Características do Empregados e Ocupações

Gráfico 2: Saldo de Contratações - Escolaridade - Caged SJC - Mar/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 3: Saldo de Contratações - Faixa Etária - Caged SJC - Mar/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 4: Saldo de Contratações - Sexo - Caged SJC - Mar/21

Fonte: CAGED, 2021

  • Comércio

Para o comércio, nota-se que grande parte das contratações foram de trabalhadores que possuem ensino médio completo ou fundamental incompleto, padrão semelhante ao observado nos meses anteriores. Isso ocorre devido ao maior número de vagas abertas em ocupações de nível médio. Além disso, essas novas vagas foram preenchidas por trabalhadores de faixas etárias mais novas. O que era de se esperar, uma vez que o comércio é o setor com a maior participação de jovens, importante para a introdução do jovem no mercado de trabalho. Quanto ao sexo, relativo equilíbrio na contratação, cerca de, 52% dos novos trabalhadores são do sexo masculino.

Para as ocupações que apresentaram aumento no número de vagas no Comércio destacam-se: Vendedor de Comércio Varejista (+106), Atendente de Lojas e Mercados (+49), Atendente de Farmácia – Balconista (23), Operador de Caixa (+22) e Repositor de Mercadorias (+19). Já Motorista de Carro de Passeio (-5) e Montador de Móveis e Artefatos de Madeira (-4) apresentaram as maiores quedas no número de vagas ofertadas.

  • Construção

Na Construção, nota-se concentração da contratação de trabalhadores de nível médio. Com relação a idade, percebe-se que as faixas etárias até 39 anos apresentaram saldo positivo de contratação, em contrapartida, nas faixas mais velhas vê-se queda no número de trabalhadores. Para o sexo dos trabalhadores, houve crescimento na contratação de ambos os sexos, porém quase três quartos dos novos postos foram preenchidos por homens.

Dentre as ocupações que apresentaram as maiores variações estão: Servente de Obras (+41), Montador de Estruturas Metálicas (+20) e Trabalhador de Manutenção de Edificações (+17). As maiores variações negativas foram registradas para Pedreiro (-22), Técnico de Saneamento (-6), Instalador-Reparador de Redes e Cabos Telefônicos (-6) e Gesseiro (-6).

  • Indústria

Diferentemente do observado no mês anterior, no qual a maioria das novas vagas foram ocupadas por trabalhadores com ensino superior, em julho observa-se que a maioria dos novos trabalhadores do setor possuem ensino médio completo. Quanto a faixa etária, nota-se padrão semelhante ao da construção civil, com redução do número de trabalhadores nos extratos mais velhos, acima de 40 anos, e ampliação no número de trabalhadores até 39 anos. Para o sexo, percebe-se relativo equilíbrio na contratação de homens e mulheres.

Entre as ocupações que mais empregaram no setor, destacam-se, Embalador, a mão (+28), Montador de Máquinas, Motores e Acessórios (Montador em Série) (+18) e Auxiliar de Logística (+10). Já Operador de Máquinas Operatrizes (-8), Controlador de Entrada e Saída (-5) e Assistente de Vendas (-5), apresentaram as maiores variações negativas no número de empregos.

  • Serviços

No setor de Serviços, continua-se a observar predominância na contratação de trabalhadores que possuem ensino médio completo. Porém, vale destacar a queda no número de trabalhadores com nível superior completo. Para as faixas etárias, nota-se concentração das novas contratações em trabalhadores até 24 anos. Já para o sexo, ao contrário dos meses anteriores, no qual a maioria das novas contratações do sexo eram de mulheres, em julho a maior parte dos novos trabalhadores são homens.

Sobre as ocupações, houve crescimento no saldo de vagas para Alimentador de Linha de Produção (+78), Atendente de Lanchonete (+67) e Carregador (+67). Por outro lado, observou-se queda no saldo de vagas de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo (-253), Vigilante (-35) e Instrutor de Cursos Livres (-23).