NOVO CAGED 2° Quadrimestre/2022
No segundo quadrimestre de 2022, o saldo do Novo Caged (contratações-demissões) foi de 3.013 vagas. Tal resultado é o segundo melhor resultado para um quadrimestre na série histórica do Novo Caged, ficando atrás apenas do segundo quadrimestre de 2021. No acumulado do ano, totaliza-se 5.938 novos postos de trabalho na cidade, o que representa um aumento de 10% no saldo de vagas quando comparado com os oito primeiros meses de 2021.
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Analisando os resultados do quadrimestre por setores nota-se que o setor de Serviços continua a ser o principal responsável pela abertura de vagas na cidade, de maio a agosto, foram abertos 1.200 novos postos de trabalho no setor. Em 2022, as novas vagas do setor somam 3.319, representando 55% dos novos empregos. Em seguida, o Comércio apresentou a segunda maior variação positiva para o período, com saldo positivo de 831, recuperando assim parte dos empregos fechados no primeiro quadrimestre, totalizando no ano 446 novas vagas. Já a Construção e a Indústria, apresentaram resultado similar no último quadrimestre, com saldo positivo de, respectivamente, 470 e 485 novos postos.
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Quanto ao estoque de trabalhadores, percebe-se que ao fim do segundo quadrimestre, o quantitativo de postos de trabalho continua a crescer, atingindo o valor máximo registrado na série do Novo Caged em agosto de 2022, com 184.654 postos de trabalho. Dentre os setores, Comércio e Serviços, já recuperaram o fechamento dos postos de trabalho de 2020, e seguem aumentando o estoque de vagas nos últimos meses. Já a Indústria, apesar de registrar tendência de crescimento nos últimos meses, segue em um patamar de postos de trabalho abaixo ao registrado nos primeiros meses de 2020.
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Observando as características dos novos trabalhadores contratados no período, o extrato de trabalhadores com Ensino Médio Completo ou Superior Incompleto segue apresentando o maior saldo positivo por escolaridade, representando, cerca de, 86% do saldo do período. Esse grupo representa a maioria das contratações de todos os setores analisados nos últimos 4 meses. Já o saldo de contratações de trabalhadores com Superior Completo, representou 9% do total, e concentrou-se principalmente na Indústria.
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Quando a faixa etária, as faixas etárias até 24 anos continuam sendo as que apresentam o maior saldo positivo. No segundo quadrimestre, a cada 4 novos postos de trabalhos, 3 foram ocupados por trabalhadores com idade até 24 anos. Essas contratações foram a maioria em todos os setores, com destaque para o Serviços e Comércio. Em contrapartida, as faixas superiores a 50 anos, apresentaram saldo negativo, puxado principalmente pelas variações registradas na Indústria e Serviços.
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Por fim, com relação ao sexo dos trabalhadores, novamente registrou-se que a variação de trabalhadores do sexo feminino foi superior a do sexo masculino. No Serviços e na Indústria, observa-se maior variação do estoque de trabalhadores do sexo feminino. Enquanto que na Construção e Comércio constata-se maior variação de trabalhadores do sexo masculino.
Fonte: NOVO CAGED, 2022