NOVO CAGED 1° Quadrimestre/2022
No primeiro quadrimestre de 2022, o saldo do Novo Caged (contratações-demissões) foi de 2.895 vagas. Quando comparado com o mesmo período de 2021, nota-se aumento de 98% no número de vagas abertas. Na comparação com o último quadrimestre (set/21-dez/21), o aumento foi de 25%. É o segundo melhor resultado na série histórica do Novo Caged.
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Analisando os resultados do quadrimestre por setores percebe-se que as contratações da cidade foram concentradas no setor de Serviços, no qual foram abertas 2.114 novas vagas. Destaca-se que entre janeiro e abril, o setor registrou abertura de vagas em todos os meses do ano. O setor industrial também teve bom desempenho no início deste ano. Em contrapartida, no Comércio foi registrado o pior desempenho quanto a geração de novos postos. O setor apresentou saldo negativo de 387 vagas, principalmente devido ao desempenho do mês de janeiro, em decorrência de demissões de trabalhadores temporários para suprir demandas relacionadas ao comércio de fim de ano.
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Analisando o estoque de trabalhadores, nota-se que no fim do primeiro quadrimestre de 2022, a cidade atingiu o maior valor histórico do Novo Caged. Dentre os setores, destaca-se o Comércio e Serviços, que já conseguiram recuperar as perdas de postos de trabalho registradas durante as fases mais agudas de restrições relativas ao combate a Covid-19. A Construção, apresentou seus melhores resultados, em termos de estoque de trabalhadores, no segundo semestre de 2021, porém atualmente encontra-se em um nível semelhante ao registrado pré-pandemia. Já a Indústria é o setor de atividade na cidade com dificuldade para recuperar os postos de trabalhos, o estoque de trabalhadores ainda é inferior ao registrado no início de 2020.
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Observando as características dos novos trabalhadores contratados no período, percebe-se que 61% deles possuem Ensino Médio Completo ou Superior Incompleto. A maior parte deste grupo foram empregadas nos Serviços e na Indústria, apenas no Comércio houve queda no número de trabalhadores deste grupo. Os trabalhadores com Superior completo representaram 26% das novas contratações e foram alocados majoritariamente em atividades de Serviços. Já contratações de trabalhadores que não concluíram o ensino médio, representam 13% dos novos trabalhadores. Destaca-se nesse grupo que grande parte foi para empregos do setor de Construção.
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Quando a faixa etária, nota-se que 61% das novas contratações foram de jovens até 24 anos. Tal grupo foi alocado principalmente nos setores de Serviços e Indústria. Destaca-se também que foi o único grupo etário que conseguiu apresentar saldo positivo no Comércio nestes quatro meses. Por outro lado, quando observada as duas faixas mais velhas, nota-se queda no número de trabalhadores no período.
Fonte: NOVO CAGED, 2022
Por fim, com relação ao sexo dos trabalhadores, percebe-se que 57% das novas contratações foram de profissionais do sexo feminino. Como é de se esperar, o setor de Serviços foi o responsável pela maior parte das contratações. Destaca-se também que houve maior perda de postos de trabalhadores do sexo feminino no Comércio neste período. Com relação ao sexo masculino, percebe-se predominância de contratações no setor da Indústria e Construção.
Fonte: NOVO CAGED, 2022