Impulsionada pelos setores aeroespacial e automobilístico, São José dos Campos registra aumento de quase 30% nas exportações em 2024
A cidade ocupa a quarta posição no ranking estadual de exportações em São Paulo, ficando atrás apenas de Santos, da capital paulista e de São Bernardo do Campo.
São José dos Campos, localizada no interior de São Paulo, apresentou um crescimento de quase 30% nas exportações em 2024 em comparação a 2023, conforme revelam os dados divulgados nesta segunda-feira (6) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Segundo os números, as exportações de São José dos Campos somaram U$ 3,68 bilhões em 2024. Esse montante representa um crescimento de 28,7% em relação ao ano anterior, conforme abaixo:
2024: U$ 3,68 bilhões
2023: U$ 2,85 bilhões
São José dos Campos ocupa a quarta colocação no ranking estadual de exportações, ficando atrás de Santos, São Paulo e São Bernardo do Campo.
De acordo com o MDIC, os setores aeroespacial e automobilístico foram responsáveis por 87% das exportações realizadas pela cidade no último ano.
Para Lucy Aparecida de Sousa, representante do Conselho Regional de Economia de São Paulo, o desempenho positivo das exportações em São José se deve, principalmente, ao volume de vendas da Embraer, fabricante nacional de aeronaves sediada no município.
“O resultado reflete o perfil produtivo de São José dos Campos, que é fortemente voltado à indústria de transformação, com destaque para o setor aeroespacial, onde a Embraer lidera. As entregas foram expressivas, e vale lembrar que, no fim do ano, a valorização cambial também contribuiu para o desempenho”, explicou a economista.
A Embraer reportou uma receita de R$ 9,4 bilhões no terceiro trimestre de 2024, um valor 50% superior ao registrado no mesmo período de 2023. O balanço anual ainda não foi divulgado.
No Vale do Paraíba, São José dos Campos lidera o ranking regional de exportações. Em segundo e terceiro lugares aparecem Ilhabela e Pindamonhangaba, respectivamente.