Feira para inclusão de PCDs atrai cerca de 700 munícipes

Cerca de 700 pessoas foram atendidas durante a feira de empregabilidade dedicada a ações e oportunidades voltadas a PCDs (Pessoas com Deficiência) realizada no Cefe (Centro de Formação do Educador) nesta quarta-feira (4).

Durante todo o dia, os participantes da Feira Dia D puderam acessar um total de 296 vagas de emprego e assistir a palestras relacionadas à acessibilidade e inclusão no mercado de trabalho.

Também foram emitidos 40 laudos de perícias realizadas através do IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo), além de consultas com psicólogos, através de profissionais cedidos pela Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

Foram elaborados cerca de 200 currículos e 30 pessoas encaminhadas ao programa Meu Primeiro Inclusivo, do Governo de São Paulo.

O aposentado Afonso Garcia Moreira, que levou a filha Daiane para tirar a carteira de trabalho digital, elogiou a iniciativa.

“Quem tem pessoa deficiente na família sofre muito. Porque você tem que ir a vários lugares. E aqui não. Encontramos tudo. Minha filha tirou a carteira de trabalho em cinco minutos e vai também tirar o laudo de PCD. Achei espetacular”, disse ele.

Daiane Moreira, 25 anos, que foi diagnosticada com transtorno do espectro autista há cerca de 2 anos, estava animada em conseguir o primeiro emprego. “Gostaria de ser auxiliar de cozinha”, afirmou.


O paratleta José Fernando é atendido pelo PAT durante o Dia D

Oportunidade

José Fernando da Silva, 49 anos, também estava esperançoso em conseguir uma recolocação. Ele está há cerca de um ano desempregado.

“Pela minha deficiência, acredito que poderia trabalhar como auxiliar de produção, montar pequenas peças. Já fiz isso e me desenvolvi bastante”, disse Fernando, que teve paralisia cerebral quando criança.

Durante o evento, empresários contratantes também receberam orientação de técnicos do INSS sobre a legislação específica para a admissão de pessoas com deficiência.

A iniciativa foi do Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. O evento é promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com a Prefeitura de São José, INSS e Governo do Estado de São Paulo.

Também contou com a organização do PAT São José dos Campos, Polo de Empregabilidade Inclusiva e do Programa Meu Emprego Inclusivo, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.