São Francisco Xavier tem primeira cervejaria artesanal certificada

O distrito de São Francisco Xavier, na região norte de São José dos Campos, ganhou a primeira cervejaria artesanal registrada e certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A cervejaria SP50 foi criada há cerca de três anos e recebeu apoio da Sala do Empreendedor da Prefeitura para sua implantação.

O registro vai permitir a comercialização da cerveja em escala industrial e a criação de empregos no distrito.

O proprietário Luiz Henrique Castro explica que o projeto da cervejaria nasceu no começo de 2018 como um bar e restaurante. “Foi quando começamos o longo processo de licenciamento da fabricação de cerveja”.

Atualmente, a SP50 é servida apenas nas torneiras do estabelecimento e em latas ou garrafas em alguns bares de São Francisco Xavier, mas é produzida em uma outra cervejaria localizada em Valinhos (SP).

“A partir de agora, todo o processo será feito em São Francisco Xavier”, afirmou Castro.

A fábrica tem capacidade instalada para produzir até 650 litros de cerveja por mês, mas já há planos de elevar a produção para até 3.000 litros/mês.

“Comecei a fazer cerveja cerca de 8 anos atrás na varanda do sitio como uma terapia. Passei a estudar muito sobre o tema e me formei técnico cervejeiro e, recentemente, tecnólogo em produção de cerveja, além de diversos cursos pontuais de técnicas de fabricação e de estilos de cerveja”.

Expansão

O mercado de cerveja artesanal está em plena expansão no Brasil e já movimenta cerca de 2% do PIB (Produto Interno Bruto).Em plena pandemia de coronavírus em 2021, o número de estabelecimentos produtores de cerveja cresceu 12%, atingindo a marca de 1.549 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.