Simpósio sobre 5G debate oportunidades entre Brasil e Taiwan
As oportunidades de novos negócios entre Taiwan e Brasil com a implantação da tecnologia 5G foi o tema de um simpósio realizado nesta quinta-feira (9) em São José dos Campos.
O evento contou com a participação de autoridades municipais, empreendedores, líderes empresariais nacionais e internacionais e foi organizado pelo escritório econômico e cultural de Taipei (capital de Taiwan) em São Paulo.
O Brasil será o primeiro país da América Latina a implantar a nova tecnologia. Nesta semana, as empresas e consórcios vencedores do leilão do 5G assinaram termos de autorização para iniciar a utilização de faixas.
O leilão aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro e movimentou R$ 47,2 bilhões, valor que inclui os investimentos que serão feitos no setor pelas empresas vencedoras.
O prazo previsto em edital é oferecer o serviço inicialmente nas capitais até julho de 2022 e gradativamente para outras cidades brasileiras nos próximos anos.
Alguns projetos piloto já estão em andamento, entre eles a parceria entre o Parque Tecnológico de São José dos Campos e empresas como Ericsson, Claro e Embratel.
O fato de um laboratório de testes da tecnologia 5G já ter sido implantado em São José dos Campos chamou a atenção das autoridades de Taiwan e da capital Taipei, que veem oportunidades de cooperação internacional entre as cidades.
Segundo o superintendente do Escritório Econômico de Taipei, Luiz Fong, Taiwan já possui o serviço da tecnologia 5G desde julho de 2020, com uma cobertura atual de aproximadamente 85% de toda sua população.
“Taiwan possui clusters industriais completos e cadeias de fornecimento globais, o que nos torna um excelente campo de testes para tecnologias emergentes. Assim, Taiwan é um parceiro desejável e confiável para empresas brasileiras que buscam explorar aplicações da tecnologia 5G”, afirmou Fong.
Segundo ele, a operação 5G impulsionou o segundo lugar de Taipei na Ásia e o quarto no mundo no índice de cidades inteligentes. A indústria 5G representará 45% do valor geral da indústria de comunicação de Taiwan em 2022, atingindo US$ 750 bilhões.
A diretora-geral de Comércio Exterior do Ministério da Economia de Taiwan, Cynthia Kiang, gravou um vídeo de boas-vindas aos participantes do simpósio e também enfatizou as oportunidades de negócios entre os países.
“O 5G vai muito além dos serviços tradicionais de telecomunicações e usos do consumidor. Os aplicativos estão cada vez mais abrangentes e cada vez mais indústrias estão se envolvendo. Nosso objetivo é acelerar o desenvolvimento da economia digital em Taiwan, estimulando a integração de redes locais abertas de telecomunicação 5G”, afirmou.
“Haverá muitas oportunidades de negócios para cooperação internacional em áreas como transporte inteligente, saúde inteligente e, claro, em todas as tecnologias atuais”.
Tecnologia 5G
A tecnologia 5G, nome dado para a quinta geração de redes de comunicação móvel, é um grande passo rumo à alavancagem tecnológica para as dinâmicas locais de desenvolvimento.
O 5G combina ganhos de desempenho em diferentes aspectos da internet móvel, além de estabelecer bases tecnológicas estruturais necessárias para avanços futuros na direção de cidades inteligentes, como o armazenamento de dados em nuvem, a Internet das Coisas e veículos inteligentes, entre outros.