FCCR inicia primeiro curso de Economia Criativa para as Artes
Começaram, nesta segunda-feira (16), as aulas do Projeto de Empreendedorismo Criativo que oferecerá capacitação e consultoria gratuitas para artistas, gestores e artesãos. O evento é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O Projeto de Empreendedorismo Criativo visa a capacitação para o desenvolvimento da economia criativa, envolvendo empreendedores, microempreendedores individuais, micros e pequenas empresas e artistas.
As aulas são voltadas às pessoas maiores de 18 anos que atuam nas áreas de artes cênicas, música, design, audiovisual, artes visuais, moda, literatura, artesanato e edição de livros ou outras áreas artísticas.
São 25 vagas para o curso de Economia Criativa nas Artes e outras 25 para o curso de Economia Criativa para Artesãos, com experiência na área de atuação. As aulas seguem até o dia 5 de novembro, no Museu Municipal e no Cine Teatro Benedito Alves.
Esse é o primeiro curso de economia criativa da FCCR voltado à capacitação dos artistas. Constam no programa do curso, conhecimentos em tendências setoriais, formalização, legislação, fluxo de caixa, marketing digital, planejamento, atendimento ao cliente e composição de preços, entre outros.
O objetivo é fortalecer o produto no mercado proporcionando, inclusive, maior faturamento ao empreendedor.
Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo