A Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos assinou hoje (13/9) termo de parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil (CDTCC). A parceria entre as instituições visa estruturação e execução de ações de apoio ao desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação no ramo da construção civil em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
“Sabemos que a construção civil é um setor economicamente importante, onde se depositam grandes esperanças para a retomada da economia. Então fazer parte das operações desse CDT é de grande relevância para nós”, diz Marco Antonio Raupp, diretor-geral do Parque Tecnológico.
Fazem parte do CDTCC o Parque Tecnológico São José dos Campos, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, a Associação das Construtoras do Vale do Paraíba, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo e as instituições de ensino Cephas, ITA, Unifesp e Univap.
“Já temos as demandas e sabemos o que o mercado precisa. Vamos nos empenhar para executar todos os projetos”, afirma Francisco Moya, presidente do CDTCC.
Dentre as premissas do CDTCC, estão aprimorar os processos construtivos, beneficiando diretamente o usuário e a sociedade, com melhoria da qualidade de vida, incentivar e gerar projetos inovadores, atuando como link entre desenvolvedores de produtos/sistemas, e as necessidades dos diferentes atores da cadeia produtiva da construção civil, e promover uma intensa relação técnica entre o setor produtivo, o meio acadêmico e o setor público.
UniEmpresas
A primeira ação entre CDTCC e Parque Tecnológico será o desenvolvimento do projeto UniEmpresas.
O objetivo do projeto é conectar as universidades às empresas da indústria da construção civil, por meio de um processo sinérgico de troca de informações e necessidades. A ideia é que os alunos possam desenvolver trabalhos de conclusão de curso com mais aderência às demandas do mercado.
Os autores dos TCCs que atendam melhor um destes critérios – mais adequados à realidade do mercado, com inovação tecnológica relevante, com viés de sustentabilidade ou que apresente melhorias de processos e produtos – terão acesso a workshops e outros treinamentos e formas de capacitação das entidades participantes do CDTCC.
Mediante seleção, alguns projetos poderão fazer parte do Nexus Lab, primeira etapa do desenvolvimento de uma startup no Nexus, o hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos.