São José dos Campos foi destaque na edição de junho da revista Foreign Direct Investment Strategy, do conceituado grupo britânico Financial Times, um dos mais famosos periódicos especializados em economia do mundo.
A cidade foi apontada pela publicação como a 4ª melhor das Américas em custo-benefício para se realizar investimentos no futuro, no ranking “Cidades Americanas do Futuro 2019/20”.
No Brasil, só perdeu para Jundiaí (SP). No ranking geral, ficou atrás também de San José (Costa Rica) e San Salvador (El Salvador), respectivamente a primeira e a segunda colocadas.
São José disputou com 42 municípios de médio porte, com mais de 500 mil habitantes. No total, 218 cidades das Américas foram avaliadas em 5 categorias.
Atrativos
Entre as boas ações implantadas pela Prefeitura, as estratégias de atração de empresas e novos negócios, de formação de clusters industriais e de incentivos fiscais foram preponderantes para tal reconhecimento, bem como iniciativas arrojadas da atual gestão municipal, como a implantação das leis de Inovação e de Logística, por exemplo.
O reconhecimento internacional é um reflexo da vocação industrial e empreendedora da cidade e do empenho da Prefeitura de implementar uma gestão integrada de fortalecimento e desenvolvimento econômico, atraindo e incentivando investimentos para a cidade.