Gastronomia gera emprego e renda em São José
A gastronomia está em alta em São José dos Campos. Nos últimos meses, várias redes de alimentação conhecidas nacionalmente se instalaram ou anunciaram sua vinda para a cidade. A receita é a criação de mais emprego e renda para os joseenses e novas opções culinárias para as famílias da cidade e região.
Mas o crescimento do setor não se restringe às grandes redes. A cidade vem experimentando uma expansão de restaurantes em vários bairros, em todas as regiões.
Levantamento da Prefeitura de São José dos Campos mostra que o número de estabelecimentos quase dobrou desde o ano passado. Em 30 de junho de 2021 eram 879 restaurantes com inscrição municipal. Agora já somam 1.546 estabelecimentos.
Esse boom também vem refletindo no número de empregos gerados no setor em São José. Desde o início de 2022, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) ofereceu um total de 1.450 vagas (20% do total) para pessoas que queiram trabalhar na área da alimentação e culinária, como cozinheiros, garçons, atendentes, chapeiros, padeiros, entre outros.
A estimativa é que área de alimentação empregue mais de 15 mil pessoas de maneira formal em São José. Entre janeiro e setembro deste ano, a cidade registrou saldo positivo de 7.518 empregos com carteira assinada, segundo dados do Caged.
Cidade inteligente e sustentável
Na avaliação de especialistas no setor de entretenimento, a certificação de São José como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, a retomada econômica, somados ao aumento da demanda após o isolamento social da pandemia podem explicar o boom gastronômico na cidade.
Um exemplo é a rede Galeto Di Paolo. Com origem na Serra Gaúcha, a marca abriu há menos de um mês seu restaurante em São José.
A rede, fundada em 1994, já tinha três unidades na cidade de São Paulo, mas escolheu São José para abrir sua primeira filial no interior do Estado.
Segundo o gerente Germano Souza, a opção se deu pelo potencial do mercado de consumo, mas também pelas qualidades que a cidade oferece.
“São José realmente nos impressionou e isso foi fundamental. É uma cidade limpa, organizada e inteligente”, afirmou Souza.
No último dia 28 de outubro, o supermercado Tauste abriu sua unidade na cidade com um complexo comercial de 32 lojas, a maioria de alimentação. São cerca de 900 vagas de empregos no total.
“Desde que decidimos nos instalar, recebemos o apoio da Prefeitura em tudo que precisamos”, disse o diretor Guilherme Cunha.
Na semana passada, o Colinas Shopping assinou contrato com o Grupo Coco Bambu, que vai abrir duas operações de alimentos e bebidas no local a partir de 2023.
Tauste inaugurou complexo com 32 lojas, a maioria de alimentação, com geração de 900 empregos
Festivais gastronômicos
Empreendedores de bairros mais distantes do centro também estão investindo na abertura de novos restaurantes, impulsionando o setor.
O comerciante Renato Gonçalves Chagas trabalha no setor desde 2002 e acaba de abrir o terceiro restaurante no distrito de Eugênio de Melo. “Sentimos que havia potencial e demanda”, afirma.
Desde abril, o São José dos Campos Destination realizou três festivais gastronômicos em São José e no distrito de São Francisco Xavier, com apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural.
Para Mauricio Guisard, presidente do Destination, São José tem hoje uma grande diversidade de opções gastronômicas e vem se consolidando como um grande centro de serviços.
“São José não era reconhecida como um lugar que se podia aproveitar a gastronomia. E essas operações têm feito São José entrar nesse mapa. Há alguns anos, por exemplo, tínhamos poucas opções de lanches. Hoje temos vários hamburguerias gourmet em diversos bairros, como padarias também”, afirmou.
O Destination é uma entidade sem fins lucrativos ligada à hospitalidade e eventos, criada com o apoio da Prefeitura para organizar e promover os produtos e serviços turísticos de São José e região.
Cursos de qualificação
Para preparar e qualificar a mão-de-obra para o setor, o Programa Qualifica São José vai disponibilizar entre janeiro deste ano até julho de 2023 mais de 2.100 vagas em cursos gratuitos para pessoas que queiram trabalhar com nutrição e gastronomia.
Entre os mais de 30 tipos de cursos oferecidos, em parceria com entidades como Sesi, Senai, Fundhas, estão opções como pães caseiros, panetones, culinária mexicana, bolos e tortas, pizzas doces e salgadas, confeitaria, entre outros.
O Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador, através do Observatório do Mercado de Trabalho e Formação Profissional, faz a análise e prospecção de cursos de acordo com a demanda apresentada pelo mercado empregador.