CAGED DEZEMBRO/2021

No mês de Dezembro/2021, o saldo do Caged (contratações-demissões) foi de -1.130, sendo o terceiro mês a apresentar resultado negativo. O resultado negativo para o mês já era esperado, devido a movimentos típicos do mês, como, demissões na área de Ensino, Mão de Obras Temporária e na Construção Civil. No ano, houve variação positiva de 7.517 vagas, aumento de 4,4% no estoque de trabalhadores. No mês, Construção, Indústria e Serviços apresentaram saldo negativo. Abaixo, detalhamos as atividades que mais contribuíram para a variação no nível de emprego dentro dos setores.

Gráfico 1: Saldo de Empregos - Caged SJC - Dez/21

Fonte: CAGED, 2021.

Nos Serviços, observa-se saldo negativo de 694. Em 2021, essa foi a única variação negativa do setor, que gerou no acumulado do ano, 3.865 vagas. Gerando um crescimento do estoque de trabalhadores do setor de 4,2%. O resultado negativo do mês foi puxado pelas seguintes atividades: Educação (-618), Locação de Mão de Obras Temporária (-285), Serviços de Assistência Social sem Alojamento (-79), Atividades de Teleatendimento (-32) e Atividades de Contabilidade (-29). Por outro lado, registraram saldo positivo de contratações as atividades de: Transporte Rodoviário de Carga (+112), Atividades de Cobrança e Informações Cadastrais (+51), Serviços Combinados para Apoio a Edifícios (+45), Serviços de Engenharia (+40) e Atividades de Exibição Cinematográfica (+37).

Na Indústria, o saldo negativo para o mês foi de 89 vagas. É a segunda variação negativa do ano, que totalizou 1.411 novas vagas. Ao fim de 2021, nota-se que o estoque de trabalhadores da Indústria cresceu, cerca de, 4,2%. As atividades que mais contribuíram para a variação negativa de dezembro foram: Fabricação de Peças e Acessórios para Veículos Automotores (-30), Fabricação de Turbinas, Motores e Outros Componentes para Aeronaves (-17), Fabricação de Esquadrias de Metal (-12) e Fabricação de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e Higiene Pessoal (-11). Já as atividades que apresentaram os maiores saldos positivos do setor são: Fabricação de Aeronaves (+15), Captação, Tratamento e Distribuição de água (+12) e Instalação de Máquinas e Equipamentos Industriais (+11).

Na Construção, houve redução de 412 postos de trabalho. É o segundo mês consecutivo de quedas de vagas no setor. Apesar dos bons números apresentados nos primeiros meses do ano, o setor apresentou saldo positivo de 91 vagas no acumulado do ano, representando um aumento no estoque de 1,1%. As atividades que apresentaram as maiores reduções de postos de trabalho foram: Obras de Montagem Industrial (-372), Construção de Edifícios (-241) e Instalações Hidráulicas, Sanitárias e de Gás (-94). As maiores variações positivas foram observadas nas atividades de: Instalações e Manutenção Elétrica (+289), Obras de Alvenaria (+119) e Incorporação de Empreendimentos Imobiliários (+70).

No Comércio, observa-se, diferentemente dos demais analisados até aqui, saldo positivo de vagas, com 64 novas vagas. O setor foi o que apresentou o maior crescimento relativo aumentando o estoque de trabalhadores em 5,6%, o que representou saldo positivo de 2.140 vagas. As atividades comerciais que apresentaram os maiores saldos de contratações foram: Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios (+39), Varejista Especializado de Equipamentos de Telefonia e Comunicação (+38), Varejista de Produtos Farmacêuticos, sem manipulação (+18) e Varejista de Hortifrutigranjeiro (+14). Já as seguintes atividades apresentaram os maiores saldos negativos: Atacadista de Máquinas e Equipamentos para Uso Industrial (-55), Varejista de Mercadorias em Geral – Supermercados (-24), Varejista de Calçadas (-17) e Varejista de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e de Higiene Pessoal (-16).

Características do Empregados e Ocupações

Gráfico 2: Saldo de Contratações - Escolaridade - Caged SJC - Dez/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 3: Saldo de Contratações - Faixa Etária - Caged SJC - Dez/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 4: Saldo de Contratações - Sexo - Caged SJC - Dez/21

Fonte: CAGED, 2021

  • Comércio

No comércio, apesar do saldo positivo de contratações, nota-se que houve majoritariamente a contratação de apenas um perfil de trabalhador, profissional com ensino médio ou superior incompleto, com idade entre 18 e 29 anos e do sexo feminino. Nos outros extratos, é possível verificar uma redução no contingente de trabalhadores.

As ocupações que apresentaram maiores aumentos no número de postos de trabalho no Comércio foram: Atendente de Lojas e Mercados (+34), Repositor de Mercadorias (+25), Assistente de Vendas (+16), Embalador (+13) e Vendedor de Comércio Varejista (+13). Já as ocupações Montador de Máquinas (-13), Auxiliar de Escritório (-12), Assistente Administrativo (-11), Eletricista de Instalações (-8) e Promotor de Vendas (-7), apresentaram queda no número de vagas.

  • Construção

Na Construção, nota-se redução no número de trabalhadores de todas as faixas etárias, destacando as faixas acima de 30 anos, que representou 75% da redução de estoque do mês. Quanto a escolaridade, também houveram reduções no estoque de trabalhadores em todos os extratos, especialmente, para trabalhadores com ensino médio ou superior incompleto. Para o sexo, como é de se esperar, por ser um setor com maior número de trabalhadores do sexo masculino, houve maior redução destes trabalhadores.

Dentre as ocupações que apresentaram as maiores variações positivas estão: Eletricista de Instalações (+6), Serralheiro (+6), Montador de Equipamentos Elétricos (+5), Operador de Escavadeira (+4) e Auxiliar de Conservação de Vias Permanentes (+3). Já as maiores variações negativas foram registradas para: Servente de Obras (-65), Faxineiro (-48), Caldeireiro (-46), Montador de Estruturas Metálicas (-32) e Técnico de Obras Civis (-15).

  • Indústria

Na Indústria, nota-se redução no contingente de trabalhadores com pelo menos ensino médio completo, que representam mais de 80% da redução. Com relação a escolaridade, observa-se quedas maiores nos extratos acima de 30 anos. E quanto ao sexo, houve queda em ambos os casos, porém com maior destaque para a queda no número de trabalhadores do sexo masculino.

Entre as ocupações que mais empregaram no setor, destacam-se: Operador de Máquinas-Ferramentas (+15), Auxiliar de Escritório (+14), Assistente de Vendas (+6), Chapeador de Aeronaves (+6) e Motorista de Caminhão (+6). Já Mecânico de Manutenção de Máquinas (-17), Alimentador de Linha de Produção (-15), Técnico Eletrônico (-7), Operador de Produção (-7) e Operador de Máquinas Operatrizes (-7) apresentaram as maiores variações negativas.

  • Serviços

No setor de Serviços, para a escolaridade, houve queda em todos os extratos, com destaque para a queda no número de trabalhadores com ensino superior completo, que representou dois terços da redução do estoque de trabalhadores do período. Com relação a faixa etárias, apenas a faixa até 17 anos apresentou variação positiva no mês, as demais mostraram variação negativa e foi mais acentuada entre os trabalhadores que possuem mais de 30 anos. Para o sexo, houve maior redução no número de postos ocupados trabalhadores do sexo feminino, o que era de se esperar uma vez que este é maioria no setor.

Sobre as ocupações, houve crescimento no saldo de vagas para: Carregador (+115), Atendente de Lanchonete (+66), Armazenista (+51), Técnico em Segurança no Trabalho (+30) e Auxiliar de Escritório (+25). Por outro lado, observou-se queda no estoque de trabalhos de: Alimentador de Linha de Produção (-170), Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (-166), Auxiliar de Logística (-78), Assistente Administrativo (-46) e Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental (-32).