CAGED OUTUBRO/2021

No mês de Outubro/2021, o saldo do Caged (contratações-demissões) foi de 1.237, nono mês consecutivo de saldo positivo. No ano, tem-se variação positiva de 7.604 vagas. No mês de outubro, todos os setores apresentaram saldo positivo, com destaque para os Serviços, responsável por 60% dos novos postos. Abaixo, detalhamos as atividades que mais contribuíram para a variação no nível de emprego dentro dos setores.

Gráfico 1: Saldo de Empregos - Caged SJC - Out/21

Fonte: CAGED, 2021.

No Comércio nota-se saldo positivo de 294 vagas. Desde maio/2021 o setor vem apresentando saldo positivo, totalizando 2.233 novas vagas. Assim, como nos meses anteriores, espera-se o crescimento no número de postos de trabalho no setor. Em outubro, as atividades que mais criaram vagas foram: Atacadista de Máquinas e Equipamentos para Uso Industrial, Partes e Peças (+93), Varejista de Mercadorias em Geral – Supermercados (+89), Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios (+25), Varejista de Produtos Farmacêuticos, sem Manipulação de Fórmulas (+21) e Varejista de Mercadorias em Geral – Minimercados, Mercearias e Armazéns (+19). Por outro lado, as atividades que registraram saldo negativo no saldo de empregos são: Varejista de Mercadorias em Geral – Hipermercados (-17), Varejista de Combustíveis para Veículos Automotores (-15), Atacadista de Instrumentos e Materiais para Uso Médico, Cirúrgico, Hospitalar e de Laboratórios (-15) e Varejista de Móveis (-14).

Nos Serviços foram registradas 750 novas vagas. No acumulado do ano, registra-se aumento de 3.888 vagas no setor. Dentre as atividades ligadas aos Serviços que mais cresceram em outubro estão: Locação de Mão de Obra Temporária (+172), Restaurantes (+77), Transporte Rodoviário de Carga (+60), Lanchonetes, Casas de Chá, de Sucos e Similares (+55) e Fornecimento de Alimentos Preparados para Empresas (+43). Por outro lado, as atividades a seguir tiveram o estoque de vagas reduzido no mês: Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros Municipal (-60), Serviços de Assistência Social sem Alojamento (-19) e Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet (-16).

Na Indústria foram abertos 129 novos postos de trabalho. No segundo semestre de 2021, até o momento, todos os meses apresentaram saldos positivos, totalizando 826 vagas. No ano, o emprego no setor cresceu 4,2%. As atividades industriais que mais contribuíram para a variação positiva no mês foram: Fabricação de Turbinas, Motores e Outros Componentes e Peças para Aeronaves (+25), Fabricação de Aeronaves (+19), Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo (+16) e Fundição de Metais Não-Ferrosos e Suas Ligas (+12). Já as atividades de Serviços de Tratamento e Revestimento em Metais (-28), Fabricação de Outras Peças e Acessórios para Veículos Automotores (-15) e Serviços de Montagem de Móveis de Qualquer Material (-14) apresentaram os maiores saldos negativos do mês.

Na Construção foram criadas 61 vagas. As atividades de Construção que mais cresceram em agosto foram: Instalação e Manutenção Elétrica (+32), Construção de Edifícios (+20), Obras de Alvenaria (+19), Aplicação de Revestimentos e de Resinas (+11) e Obras de Terraplanagem (+11). Por outro lado, as maiores quedas do setor foram registradas nas atividades de Serviços de Pintura de Edifícios em geral (-30) e Serviços Especializados para Construção não especificados (-12).

Características do Empregados e Ocupações

Gráfico 2: Saldo de Contratações - Escolaridade - Caged SJC - Out/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 3: Saldo de Contratações - Faixa Etária - Caged SJC - Out/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 4: Saldo de Contratações - Sexo - Caged SJC - Out/21

Fonte: CAGED, 2021

  • Comércio

No Comércio, em movimento semelhante ao de meses anteriores, a maior parte das novas vagas foram ocupadas por trabalhadores com ensino médio completo ou superior incompleto. Além disso, nota-se contratações majoritariamente de profissionais até 24 anos. Por fim, houve maior contratação de trabalhadores do sexo masculino.

As ocupações que apresentaram maiores aumentos no número de postos de trabalho no Comércio são: vendedor de Comércio Varejista (+84), Atendente de Lojas e Mercados (+53), Operador de Caixa (+40), Montador de Máquinas (+32) e Caldeireiro (+19). Já as ocupações de Repositor de Mercadorias (-23), Armazenista (-17) e Frentista (-7) apresentaram queda no número de vagas.

  • Construção

Na Construção, nota-se que 90% dos novos trabalhadores têm, ao menos, o ensino médio completo. Com relação a idade, destaca-se a contratação de trabalhadores entre 40 e 59 anos, que representaram 47% dos novos trabalhadores. Quanto ao sexo dos trabalhadores, como é de se esperar no setor, ocorreu a contratação majoritariamente de profissionais do sexo masculino.

Dentre as ocupações que apresentaram as maiores variações estão: Pedreiro (+27), Eletricista de Instalações (Edifícios) (+17), Eletricista de Instalações (+14), Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica (+10) e Tratorista Agrícola (+10). As maiores variações negativas foram registradas para: Carpinteiro (-24), Armador de Estrutura de Concreto Armado (-7), Armador de Estrutura de Concreto (-7), Motorista de Carro de Passeio (-5) e Caldeireiro (-5).

  • Indústria

Na Indústria, a maioria das contratações foram de trabalhadores com nível médio. Com relação a idade, metade das contratações concentraram-se em profissionais até 24 anos, porém nota-se crescimento nas faixas até 49 anos. Para o sexo, destaca-se o volume de contratação de trabalhadores do sexo feminino, que apesar de não ter sido a maioria no mês, apresentou variação acima da média para o setor.

Entre as ocupações que mais empregaram no setor, destacam-se: Alimentador de Linha de Produção (+29), Técnico de Apoio ao Usuário de Informática (helpdesk) (+22), Auxiliar de Escritório (+16) e Operador de Produção (+11). Já Operador de Máquinas Operatrizes (-17), Padeiro (-6), Operador de Exploração de Petróleo (-6) e Carregador (-5), apresentaram as maiores variações negativas na Indústria.

  • Serviços

No setor de Serviços, a exemplo dos meses anteriores, quase a totalidade dos novos trabalhadores possuem nível médio. Com relação a idade, apenas a faixa mais velha, com mais de 65 anos apresentou variação negativa, as demais apresentaram saldo positivo de contratações, concentrada nas faixas mais jovens. Por fim, houve maioria na contratação de trabalhadores do sexo feminino, que são predominantes no setor.

Sobre as ocupações, houve crescimento no saldo de vagas para: Faxineiro (+58), Auxiliar nos Serviços de Alimentação (+53), Auxiliar de Escritório (+49), Recepcionista (+45) e Alimentador de Linha de Produção (+42). Por outro lado, observou-se queda no saldo de vagas de: Cobrador de Transportes Coletivos (-42), Operador de Negócios (-26), Motorista de Ônibus Urbano (-21), Professores de Cursos Livres (-17) e Operador de Máquinas Fixas (-13).