CAGED AGOSTO/2021

No mês de Agosto/2021, o saldo do Caged (contratações-demissões) foi de 1.570, segundo maior saldo da série histórica do Novo Caged, iniciada em janeiro/2021. No ano, tem-se variação positiva de 5.913 vagas. No mês de agosto, todos os setores apresentaram variações positivas de contratação. Abaixo, detalhamos as atividades que mais contribuíram para a variação no nível de emprego dentro dos setores.

Gráfico 1: Saldo de Empregos - Caged SJC - Ago/21

Fonte: CAGED, 2021.

No Comércio houve a abertura de 414 novos postos de trabalho. Após queda no número de contratações no primeiro quadrimestre de 2021, desde maio o Comércio apresenta saldo positivo em contratações, totalizando nos quatro últimos meses 1.723 novas vagas. Tal movimento já era esperado, pela diminuição das medidas restritivas relacionadas a pandemia, e vem sendo puxado pelo Comércio Varejista, responsável por 79% das novas vagas nos últimos quatro meses e que foi o mais afetado durante os períodos mais restritivos.

Em agosto, as atividades comerciais que mais criaram vagas foram: Atacadista de Instrumentos e Materiais para Uso Médico, Cirúrgico e Hospitalar (+62), Atacadista de Máquinas e Equipamentos para Uso Industrial, Partes e Peças (+30), Varejista de Móveis (+30), Padaria e Confeitaria com predominância de revenda (+27) e Varejista Especializado em Equipamentos e Suprimentos de Informática (+20). Por outro lado, Varejista de Mercadorias em Geral – Hipermercados (-16) e Varejista de Mercadorias em Geral – Supermercados (-17) registraram queda no número de postos de trabalho.

Para o setor de Serviços foram registradas 561 novas vagas. Em 2021, o setor foi responsável por 3.046 novas contratações, ou seja, mais da metade das contratações da cidade foram para postos relacionados a Serviços. Dentre as atividades de Serviço que mais criaram vagas, destacam-se Atividades Administrativas e Serviços Complementares, Saúde e Educação, que juntas abriram 2.451 vagas ao longo de 2021.

No mês de agosto, as atividades que mais contribuição para a variação positiva do setor são: Transporte Rodoviário de Carga (+126), Restaurantes (+93), Lanchonetes, Casas de Chá e de Sucos (+92), Seleção e Agenciamento de Mão de Obra (+55), Educação – Ensino Fundamental (+47), Serviços Combinados para Apoio a Edifícios (+37) e Educação – Educação Infantil – Creche (+35). Em contrapartida houve redução no número de postos de trabalho das seguintes atividades: Atividades de Teleatendimento (-204), Locação de Mão de Obra Temporária (-97), Laboratórios Clínicos (-49), Promoção de Vendas (-33) e Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros (-31).

No Setor Industrial em agosto observou-se resultado positivo de 340 vagas. Tal resultado é o melhor para o setor da série histórica do Novo Caged. As atividades industriais que mais contribuíram para a variação positiva no mês foram: Fabricação de Aeronaves (+107), Fabricação de Automóveis, Camionetas e Utilitários (+40), Fabricação de Produtos Alimentícios (+30) e Fabricação de Móveis (+19). Já as atividades de Fabricação de Outras Peças e Acessórios para Veículos Automotores (-27) e Fabricação de Produtos de Limpeza e Polimento (-13) apresentaram as maiores quedas no número de postos de trabalho.

Na Construção foram criadas 255 vagas em agosto. É o segundo mês seguido que o setor apresenta aumento de postos de trabalho. No acumulado do ano, foram criadas 647 vagas, em termos relativos a Construção é o setor que apresentou o maior crescimento no estoque de trabalho em 2021, crescendo, cerca de, 7,6%. As atividades de Construção que mais cresceram em agosto foram: Construção de Edifícios (+105), Obras de Montagem Industrial (+34), Obras de Alvenaria (+31) e Incorporação de Empreendimento Imobiliários (+23). Por outro lado, a maior queda do setor foi registrada na atividade de Serviços Especializados para Construção não Especificados Anteriormente (-12).

Características do Empregados e Ocupações

Gráfico 2: Saldo de Contratações - Escolaridade - Caged SJC - Ago/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 3: Saldo de Contratações - Faixa Etária - Caged SJC - Ago/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 4: Saldo de Contratações - Sexo - Caged SJC - Ago/21

Fonte: CAGED, 2021

  • Comércio

Para o comércio, continua-se a observar o predomínio de contratação de trabalhadores que possuem ensino médio completo ou superior incompleto. Tal razão para esse predomínio é o fato de que a maioria das ocupações do setor tem como pré-requisito nível médio, além de que a maior parte dos trabalhadores contratados são de jovens. As contratações de trabalhadores com até 24 anos representaram 58% do total de contratações do setor. Além disso, semelhante ao visto no mês anterior, continua-se a observar relativo equilibro na contratação entre os sexos, a contratação de trabalhadores do sexo feminino representou 48% dos novos trabalhadores.

Para as ocupações que apresentaram aumento no número de vagas no Comércio destacam-se: Vendedor de Comércio Varejista (+108), Armazenista (+52), Alimentador de Linha de Produção (+17) e Almoxarife (+17). Já Operador de Caixa (-26), Supervisor de Vendas Comercial (-10) e Recepcionista (-5) apresentaram as maiores quedas no número de vagas ofertadas.

Gráfico 5: Comércio - Caged SJC - Ago/21

  • Construção

Na Construção, nota-se concentração da contratação de trabalhadores de nível médio, representando cerca de 3/4 dos novos trabalhadores. Com relação a idade, nota-se que as contratações ocorridas no mês de agosto foram bem distribuídas entre as faixas etárias, apenas a faixa mais jovem, até 17 anos, e a mais velha, acima de 65, não apresentaram bom desempenho nas contratações. Para o sexo dos trabalhadores, como é de costume na Construção, quase 90% dos novos contratados são do sexo masculino.

Dentre as ocupações que apresentaram as maiores variações estão: Servente de Obras (+74), Caldeireiro (+32), Montador de Máquinas (+17) e Encanador (+13). As maiores variações negativas foram registradas para: Pintor de Obras (-5), Pintor a Pincel e Rolo (-5) e Instalador-Reparador de Linhas e Parelhos de Telecomunicações (-4).

Gráfico 6: Construção - Caged SJC - Ago/21

  • Indústria

A exemplo dos outros setores, a maioria das contratações em agosto foram de trabalhadores de nível médio ou superior incompleto, porém também é possível observar que 1/5 das novas vagas foram destinadas a trabalhadores com nível superior. Com relação a idade, nota-se concentração dos novos empregados na faixa até 24 anos. Apenas as faixas acima de 50 anos não apresentaram crescimento superior a 10% no estoque de trabalhadores em agosto. Quanto ao sexo, nota-se que, cerca de, 2/3 dos novos trabalhadores são do sexo masculino.

Entre as ocupações que mais empregaram no setor, destacam-se: Ajustador Mecânico (+47), Alimentador de Linha de Produção (+45), Técnico Mecânico (+42) e Montador de Máquinas, Motores e Acessórios (+26). Já Operador de Máquina de Dobrar Chapas (-8), Operador de Centro de Usinagem com Comando Numérico (-5), Gerente de Produção e Operações (-5) e Gerente Administrativo (-4), apresentaram as maiores variações negativas na Indústria.

Gráfico 6: Indústria - Caged SJC - Ago/21

  • Serviços

No setor de Serviços, 98% dos novos trabalhadores têm ao menos nível médio completo, sendo que desses 25% possuem superior completo, é a maior taxa de emprego para trabalhadores de nível superior entre os setores para agosto. Quanto a idade, assim como nos outros setores, a maior variação positiva ocorre nas faixas até 24 anos, porém nos Serviços deve-se destacar o volume de contratação de trabalhadores nas faixas entre 30 e 49 anos, que representaram quase 40% das novas contratações. Por fim, para o sexo, voltando a tendência do setor, a maior parte das contratações foram de trabalhadores do sexo feminino.

Sobre as ocupações, houve crescimento no saldo de vagas para: Carregador (+97), Atendente de Lanchonete (+63), Auxiliar de Logística (+59), Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (+45) e Vendedor de Comércio Varejista (+40). Por outro lado, observou-se queda no saldo de vagas de: Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo (-164), Alimentador de Linha de Produção (-141), Cobrador de Transportes Coletivos (-29), Técnico em Radiologia e Imagenologia (-29).

Gráfico 6: Serviços - Caged SJC - Ago/21