Estatísticas SINAC (Simples Nacional)
O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido previsto na Lei Complementar 123, de 14/12/2006.
Semanalmente, a Receita Federal do Brasil disponibiliza o número de empreendimentos cadastrados no Simples, inclusive em nível municipal. O texto a seguir faz uma breve análise sobre os optantes pelo Simples em São José dos Campos. As estatísticas contemplam micro empresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (abrangidos pelo SIMEI, sistema tributário aplicável ao microempreendor individual).
O gráfico a seguir mostra a evolução de optantes em São José dos Campos, desde março de 2018:
Deve-se observar que em alguns períodos há reenquadramento das empresas conforme seu faturamento, o que explica eventuais quebras nas linhas do gráfico.
O crescimento dos microempreendedores individuais é contínuo a partir de 2018, chegando já a 59 mil MEIs ao final de julho de 2021, apresentando uma tendência que não foi abalada durante a pandemia da COVID-19. O número de empresas de pequeno porte e micro empresas mantém um crescimento igualmente contínuo, já superando os 27 mil estabelecimentos.
O gráfico abaixo demonstra a projeção de crescimento da atividade dos microempreendedores individuais, a partir da série histórica (média mensal de MEIs). A linha em preto indica a projeção com base no método ETS (suavização exponencial), e as sombra ao redor desta linha preta indica os limites inferior e superior da projeção com níveis de confiança de 95% e 80%. Conforme as projeções anteriores feitas por este observatório, chegaremos a 60 mil MEIs em janeiro de 2022, e, a se confirmar a tendência observada em 2021, teremos a criação de cerca de cerca de 8 mil MEIs.
Já a projeção das micro empresas e empresas de pequeno porte mostra que chegaremos a 30 mil empresas deste tipo ao final de 2022. Embora com grau de confiança menor, essa projeção permite traçar um cenário de grande importância das pequenas empresas na geração de renda no município.