Prefeitura amplia vagas para artesãos no Banhado
A Prefeitura de São José dos Campos abriu inscrições para mais 12 vagas de artesãos interessados em expor seus trabalhos nos dois quiosques do programa Arte de São José, localizados junto ao Banhado, no centro.
Os quiosques foram inaugurados em 9 de dezembro passado com 21 artesãos. O investimento da Prefeitura para a reforma e abertura dos quiosques foi de cerca de R$ 30 mil.
No local são expostos para comercialização produtos como artesanato em madeira, soldagem, bordado, crochê, costura em retalhos, fuxico, patchwork, torção, macramê, entre outros. Não são admitidos produtos industrializados e nem alimentícios.
Na próxima semana, um terceiro quiosque, que fica ao lado dos atuais, será aberto para sediar uma extensão do Comtur (Conselho Municipal do Turismo) e da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo), entidade coordenadora dos artesãos.
Valorização
A reabertura dos Quiosques da Orla do Banhado e demais feiras de artesanato existentes na cidade dependem ainda de autorização do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, mas devem ocorrer nos próximos dias.
Os quiosques divulgam o artesanato local, geram renda para os artesãos e opções de compras para os consumidores.
A coordenação dos quiosques é do Departamento de Turismo, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.
Inscrições
As inscrições para as novas vagas ocorrem de 15 a 22 de fevereiro, pela Central 156, da Prefeitura. Os interessados devem estar inscritos na Sutaco e atender as exigências do edital de inscrição.
De acordo com o edital, em caso de mais de 12 interessados, será aberto um cadastro de reserva para futuras convocações.
Mais informações
Central 156
Edital no site: https://bityli.com/KPBPX
Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico