O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, divulgou os resultados oficiais do nível de emprego. Os dados indicaram que, no total em 2018, São José dos Campos obteve saldo positivo de 707 vagas. O resultado de 2018 é o melhor desde 2013 O nível de emprego negativo na cidade já chegou a (-)10.062, em 2015.

Em 2018, o setor de serviços foi o que mais gerou vagas na cidade com carteira assinada, seguido da indústria, construção civil e o comércio. O saldo mensal de emprego por município, apurado pelo Caged, é o resultado da diferença de admissões e demissões, de pessoas com carteira assinada.

No segundo semestre de 2018, com os primeiros sinais de recuperação da economia, a cidade já tinha obtido saldo positivo na geração de emprego por cinco meses consecutivos.

A melhoria dos níveis de empregabilidade em São José dos Campos é avaliada em decorrência da retomada da economia com os setores empresariais que voltaram a fazer investimentos na cidade, além da consequente geração de emprego e renda.

Colaboraram também para esses resultados o incentivo à abertura de novas empresas de startups e a maior agilidade para a abertura de novas empresas por parte da Sala do Empreendedor. Isto, além da proximidade dos técnicos da Prefeitura no apoio às medias e grandes empresas para projetos de expansão, que deverão resultar em novos empregos em breve.

Confira aqui também o perfil geral do CAGED para os municípios Estado de São Paulo, nos últimos 12 meses.