CAGED MARÇO/2021

No mês de março/2021, o saldo do Caged (contratações-demissões) foi de 460 vagas. As atividades ligadas a Construção, Indústria e Serviços foram as que mais impactaram para tal resultado. Já o comércio foi o único setor a apresentar variação negativa, em parte devido as restrições necessárias pelo Plano SP de combate a Covid-19, que colocaram o estado na fase emergencial.

Gráfico 1: Saldo de Empregos - Caged SJC - Mar/21

Fonte: CAGED, 2021.

A Construção apresentou saldo positivo de 156 vagas. Dentro do setor destacam-se as áreas de Serviços Especializados para Construção, como Obras de Acabamento, Demolição e Preparo do Terreno, Instalações Elétricas e Hidráulicas e Outros Serviços Especializados. Por outro lado, áreas ligadas a Construção de Edifícios apresentaram os piores resultados de empregos do setor.

Na Indústria, observou-se saldo positivo de 63 vagas, sendo que, a criação de empregos nesse setor foi alavancada pela Metalurgia, Fabricação de Máquinas e Equipamentos, Fabricação de Móveis, Fabricação de Produtos de Metal e Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos, em contrapartida, a Fabricação de Outros Equipamentos de Transportes obteve o pior resultado dentro do setor.

O setor de Serviços apresentou saldo positivo de 241 postos de trabalho. Destacam-se dentro deste resultado Atividades de Teleatendimento, Serviços de Escritório e Apoio Administrativo, Serviços de Apoio a Edifícios e Atividades ligadas à Saúde e Educação. As atividades que obtiveram os piores resultados do setor foram as associadas a Alimentação.

No Comércio, houve o resultado negativo de 1 vaga, queda essa provocada pelo saldo apresentado no Comércio Varejista de Calçados e Comércio Varejista de Artigos do Vestuário. Já o Comércio Varejista de Mercadorias em Geral (Supermercados e Hipermercados), Comércio Varejista de Material de Construção, Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas e Comércio por Atacado tiveram saldo positivo na criação de empregos.

Características do Empregados e Ocupações

Gráfico 2: Saldo de Contratações - Escolaridade - Caged SJC - Mar/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 3: Saldo de Contratações - Faixa Etária - Caged SJC - Mar/21

Fonte: CAGED, 2021

Gráfico 4: Saldo de Contratações - Sexo - Caged SJC - Mar/21

Fonte: CAGED, 2021

  • Comércio

No Comércio, nota-se que houve saldo positivo entre os trabalhadores com até 24 anos, enquanto que, nas demais faixas etárias houve queda no número de vagas. Quanto no resultado do emprego por sexo, observa-se o saldo positivo de 26 vagas para homens e negativo de 27 vagas para mulheres, provavelmente devido ao fato de que as mulheres sejam predominantes nas áreas que apresentaram as maiores quedas do comércio.

Com relação as ocupações, as maiores contratações no Comércio foram de: Repositor, Alimentador de Linha de Produção, Almoxarife, Auxiliar de Escritório, Assistente Administrativo e Farmacêutico, enquanto que Vendedor de Comércio varejista, Atendente de Lojas e Mercados, Operador de Caixa, Gerente de Loja e Supermercado e Açougueiro apresentaram as maiores variações negativas.

  • Construção

Na Construção, nota-se saldo positivo de trabalhadores com nível médio e fundamental. Em relação a idade, houve redução apenas no número de trabalhadores maiores de 65 anos. Quanto ao sexo, quase a totalidade da variação positiva é devido a contratações do sexo masculino, que predomina neste setor.

As ocupações que apresentaram as maiores variações positivas foram Servente de Obras e Montador de Máquinas. Já Mestre de Obras, Eletricista de Instalações e Auxiliar de Escritório foram as que apresentaram saldo negativo.

  • Indústria

Na indústria, é perceptível o aumento no número de vagas de nível médio e queda das vagas de nível superior. Houve variações positivas em todas as faixas etárias até 49 anos, com destaque para o grupo entre 25 e 29 anos, enquanto que as faixas acima de 50 anos apresentaram declínio.

Dentre as ocupações que mais geraram empregos na indústria estão Operador de Produção (Química, Petroquímica e Afins), Operador de Máquinas Operatrizes, Mecânico de Manutenção de Aeronaves, Carregador e Operador de Máquinas-ferramentas Convencionais. Por outro lado, houve queda de vagas para Ajustador Mecânico, Engenheiro Aeronáutico, Operador de Exploração de Petróleo e Administrador.

  • Serviços

Por fim, nos Serviços, vê-se crescimento no número de trabalhadores com nível médio e superior. Também é visível o crescimento na contratação de jovens até 29 anos. Quanto ao sexo, nota-se o crescimento no número de trabalhadores do sexo feminino, já predominante no setor de serviços.

As ocupações que apresentaram as maiores variações positivas foram Operador de Telemarketing, Faxineiro, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro e Recepcionista. Já Alimentador de Linha de Produção, Atendente de Lanchonete, Assistente Administrativo, Vendedor em Domicilio, Armazenista, Garçom e Operador de Caixa foram as que apresentaram os maiores saldos negativos.