CAGED ABRIL/2021
No mês de abril/2021, o saldo do Caged (contratações-demissões) foi de 36 vagas. Os setores que apresentaram variação positiva no estoque de empregados foram Serviços e Indústria. Já Agropecuária, Comércio e Construção Civil obtiveram queda no nível de emprego em abril.
Saldo de Empregos - Caged SJC - Abr/21
Fonte: CAGED, 2021.
No setor de Serviços houve o maior saldo positivo de vagas, 148. Dentro do setor, as atividades que mais geraram empregos estão: Atividades de Teleatendimento (+122), Serviços de Escritório e Apoio Administrativo (+42), Serviços de Arquitetura e Engenharia (+56), Atividades de Atenção à Saúde Humana (+56), Serviços de Assistência Social sem Alojamento (+52) e Educação (+33). Em contrapartida, as atividades de: Locação de Mão de Obra Temporária (-53), Transporte Terrestre (-50) e Restaurantes e Outros Serviços de Alimentação e Bebidas (-122).
A Indústria gerou 55 vagas. Fabricação de Aeronaves (+29), Fabricação de Automóveis, Camionetas e Utilitários (+71), Instalação de Máquinas e Equipamentos (+24) foram as atividades industriais que geraram os maiores números de vagas. Por outro lado, Fabricação de Peças e Acessórios para Veículos Automotores (-42) e Fabricação de Equipamentos de Comunicação (-20) foram as atividades que apresentaram maiores variações negativas.
O Comércio foi o setor que mais perdeu empregos em abril, foram 151 vagas fechadas. Comércio Varejista de Artigos do Vestuário (-78), Comércio Varejista de Calçados e Artigos de Viagem (-29) e Comércio Varejista de Mercadorias em Geral – Minimercados, Mercearias e Armazéns (-25) foram umas das atividades mais impactadas dentro do setor. Com relação a abertura de vagas, nenhuma atividade apresentou variações positivas relevantes. Destaca-se que o setor é o mais impactado pelas medidas de controle da pandemia.
O setor de Construção Civil apresentou saldo negativo de 14 vagas. As maiores perdas de vagas no setor foram observadas nas atividades de Construção de Edifícios (-42) e Obras de Infraestrutura (-30). Já atividades de Obras de Acabamento (+39) e Outros Serviços Especializados para Construção (+20) obtiveram aumento no número de vagas.
Características do Empregados e Ocupações
Saldo de Contratações - Escolaridade - Caged SJC - Abr/21
Fonte: CAGED, 2021
Saldo de Contratações - Faixa Etária - Caged SJC - Abr/21
Fonte: CAGED, 2021
Saldo de Contratações - Sexo - Caged SJC - Abr/21
Fonte: CAGED, 2021
- Comércio
No Comércio, houve redução no número de trabalhadores em todas as faixas etárias, com exceção das faixas mais jovens, até 24 anos. O mesmo ocorre quando se verifica o nível de escolaridade dos trabalhadores, apenas no extrato de escolaridade mais baixo houve pequeno aumento no saldo de trabalhadores. Quanto ao sexo, observa-se que a redução no estoque vagas ocupadas por mulheres, que prevalecem nas atividades que apresentaram as maiores quedas do setor, como comércio de artigos de vestuário e comércio de calçados.
Para as ocupações, nota-se aumento no número de vagas no setor para Operador de Telemarketing (+10), Supervisor Administrativo (+9) e Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica (+8). Por outro lado, Vendedor de Comércio Varejista (-57), Auxiliar de Escritório (-22), Almoxarife (-16), Atendente de Lanchonete (-14) e Atendente de Lojas e Mercados (-12) foram as ocupações que apresentaram redução no número de vagas.
Gráfico Comércio - Abril 21
-
- Construção
Na Construção, nota-se saldo positivo de trabalhadores com nível médio e fundamental. Em relação a idade, houve redução apenas no número de trabalhadores maiores de 65 anos. Quanto ao sexo, quase a totalidade da variação positiva é devido a contratações do sexo masculino, que predomina neste setor.
As ocupações que apresentaram as maiores variações positivas foram Servente de Obras e Montador de Máquinas. Já Mestre de Obras, Eletricista de Instalações e Auxiliar de Escritório foram as que apresentaram saldo negativo.
Gráfico Construção - Abril 21
-
-
- Indústria
Na indústria, é perceptível o aumento no número de vagas de nível médio e queda das vagas de nível superior. Houve variações positivas em todas as faixas etárias até 49 anos, com destaque para o grupo entre 25 e 29 anos, enquanto que as faixas acima de 50 anos apresentaram declínio.
Dentre as ocupações que mais geraram empregos na indústria estão Operador de Produção (Química, Petroquímica e Afins), Operador de Máquinas Operatrizes, Mecânico de Manutenção de Aeronaves, Carregador e Operador de Máquinas-ferramentas Convencionais. Por outro lado, houve queda de vagas para Ajustador Mecânico, Engenheiro Aeronáutico, Operador de Exploração de Petróleo e Administrador.
-
Gráfico Indústria - Abril 21
Serviços
Por fim, nos Serviços, vê-se crescimento no número de trabalhadores com nível médio e superior. Também é visível o crescimento na contratação de jovens até 29 anos. Quanto ao sexo, nota-se o crescimento no número de trabalhadores do sexo feminino, já predominante no setor de serviços.
As ocupações que apresentaram as maiores variações positivas foram Operador de Telemarketing, Faxineiro, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro e Recepcionista. Já Alimentador de Linha de Produção, Atendente de Lanchonete, Assistente Administrativo, Vendedor em Domicilio, Armazenista, Garçom e Operador de Caixa foram as que apresentaram os maiores saldos negativos.