MISSÃO

Conectar o mundo do trabalho aos Centros de Formação Profissional, às empresas e ao munícipe, fomentando políticas públicas de emprego, trabalho e renda.

VISÃO

Tornar-se referência regional como Centro de investigação, análise, projeções de cenários e tendências do mundo do trabalho e suas respectivas influências na demanda do mercado e formação profissional.

OBJETIVOS DO OBSERVATÓRIO

• Produzir e disponibilizar dados e análises sobre o mundo do trabalho e empregabilidade com vistas a subsidiar o planejamento e execução das políticas públicas, gerando maior eficácia nos investimentos públicos e privados para o mercado de trabalho da região.
  • Contribuir com o diagnóstico, prevenção e prospecção de problemas relativos ao emprego, formação e qualificação profissional, desequilíbrio entre a procura e a oferta, inserção, reinserção e inovação.
  • Possibilitar o aumento da equidade social, proporcionada pela maior geração de emprego, trabalho e consequentemente, renda.
  • Subsidiar os Centros de Educação Profissional com uma análise prospectiva da demanda do mercado de trabalho, a fim de ajustar o perfil de seus cursos, direcionando-os para a realidade atual.
  • Implementar câmaras temáticas de caráter consultivo para dar subsídios às ações tomadas no Observatório.
  • Estabelecer comunicação efetiva com outros Observatórios que desenvolvam pesquisas relacionadas ao mundo do trabalho e formação profissional, para troca de informações e experiências.
  • Proporcionar ao munícipe maior interação com as ações e oportunidades ofertadas pela gestão pública.