NOVO CAGED 1° Quadrimestre/2023

No primeiro quadrimestre de 2023, o saldo do Novo Caged (contratações-demissões) foi de 3.196 vagas. Em comparação com o mesmo período de 2022, observa-se um aumento de 9,3% no saldo de contratações. Considerando os últimos 12 meses, foram abertos 9.040 postos de trabalho.

Fonte: NOVO CAGED, 2023

Ao observar o resultado do quadrimestre por setor, nota-se que o principal responsável pela abertura de novos postos é o setor de Serviços, com 2.010 vagas, seguido por Construção, 758 vagas, e Indústria, 346 vagas. O Comércio, apesar de ter registrado saldo positivo neste quadrimestre, não foi um dos principais responsáveis pelo crescimento dos postos da cidade nesse quadrimestre, uma vez que historicamente, os primeiros dois meses do ano são de retração do setor, por ocasião do fechamento de postos criados para as compras de fim de ano. Porém, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, percebe-se melhora no setor, já que em 2022, foram fechadas 385 vagas do Comércio.

Fonte: NOVO CAGED, 2023

Observando as características dos novos trabalhadores contratados no primeiro quadrimestre, destaca-se o aumento no número de trabalhadores com ensino superior completo, puxado pelas contratações dos Serviços, no qual representam mais de um terço das contratações. O extrato de trabalhadores com Ensino Médio Completo ou Superior Incompleto segue apresentando o maior crescimento, representando mais da metade das contratações do Setor de Serviços, Indústria e Construção. Já o extrato de menor escolaridade, apesar do saldo positivo, nota-se que as contratações foram concentradas, na sua maioria, na Construção.

Fonte: NOVO CAGED, 2023

Quando a faixa etária, as faixas etárias até 24 anos continuam sendo as que apresentam o maior saldo positivo. Destaca-se o desempenho do Comércio, sendo que apenas nesse extrato o setor apresentou variação positiva no período. Com relação as demais faixas etárias, com exceção da faixa acima de 65 anos, todas apresentaram variação positiva, melhorando os números observados no último quadrimestre de 2022. Nesse sentido, observa-se uma maior desconcentração do volume de contratação entre as faixas etárias no setor de Serviços.

Fonte: NOVO CAGED, 2023

Por fim, com relação ao sexo dos trabalhadores, diferentemente do quadrimestre anterior, registrou-se maior aumento na contratação de trabalhadores do sexo masculino. Tal aumento é explicado pelo setor de Construção, no qual 94% das novas contratações foram de trabalhadores do sexo masculino. No Comércio também observa-se tal comportamento, porém em menor intensidade devido à menor quantidade de postos de trabalho aberta pelo setor no período. Em contrapartida, nota-se aumento maior contratação de mulheres nos Serviços e na Indústria.

Fonte: NOVO CAGED, 2023